Bloco infantil no interior do Pará homenageia animais da Amazônia
Carnaval, crianças e animais: essa combinação derrete corações. É assim no interior do Pará, na comunidade de Juaba – Vila de Cametá, quando passa o “Cordão da Bicharada”, bloco carnavalesco que homenageia os animais da Amazônia.
O responsável por esta ideia é o Mestre Zenóbio, um senhor de 70 anos, que começou em 1975 a produzir fantasias para as crianças – tem arara, boto, jacaré e muita criatividade!
O bloco começou com aproximadamente 20 bichos e hoje já tem mais de 120 opções. Para confeccionar as fantasias, ele utiliza restos vegetais, sarrapilheira e malva, aproveitando também materiais sintéticos, como pelúcia, isopor, TNT e espuma. Assim, o artesanato vai dando forma às representações animais de forma bem realista.
- Feriados prolongados de 2025 e para onde viajar em cada um deles
- Viajar em março: 5 lugares para curtir o Brasil no começo do ano
- 5 cidades para curtir um Carnaval raiz em 2025 fugindo do Rio, Salvador e Recife
- O que fazer no final de semana no RJ? Confira na lista:
“Hoje em dia, aonde quer que a gente se apresente, é uma felicidade. Crianças, jovens, adultos e idosos se unem aos bichos. As pessoas tinham medo da gente. Nós tínhamos uma regra de não tirar as máscaras e fantasias após o desfile porque queríamos conquistar o povo como bicho e não como gente”, afirma Mestre Zenóbio, reconhecido em 2017 pelo Prêmio Manifestações Culturais da Fundação Cultural do Pará.
O objetivo da iniciativa, além de agitar a comunidade e promover um resgate cultural, é também trazer consciência e reflexão para o carnaval: “Queríamos trazer uma mensagem da floresta para as pessoas, mostrando as dificuldades dos animais com a devastação das matas, com a poluição ambiental e como eles sobrevivem”, diz o artista.
Leia Mais