Bloco onde foi filmado vídeo divulgado por Bolsonaro se manifesta

A agremiação afirmou não se responsabilizar sobre atos de foliões no espaço público

Por: Redação

O bloco carnavalesco onde aconteceu a filmagem obscena divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Twitter, é o BloCÚ. Depois da repercussão do caso, a organização da agremiação emitiu nota, na última quarta-feira, 6, criticando o discurso do presidente sobre o carnaval e declarou que não tem responsabilidade “pelas ações de cidadãos em local público”.

Em nota, a produção do BloCÚ, agremiação carnavalesca que desfilou pela região da Praça da Sé, no Centro da capital paulistana, informou ainda que “repudia qualquer calúnia e difamação sobre as boas práticas do bloco de trazer alegria, música e bem estar aos participantes.”

Crédito: Léo Pinheiro/C41 Estúdio/FacebookDesfile do BloCÚ 2019

O comunicado critica o presidente Bolsonaro por ter escolhido, “de forma irresponsável e indecorosa”, um fato “isolado sobre o carnaval de 2019” para, segundo a organização,  “incitar o ódio à comunidade LGBT+ e, acima de tudo, desmerecer a voz das ruas na maior e mais importante festa brasileira”.

A nota também afirma que nenhum problema de segurança ou ofensa foi reportado durante o transcurso da festa. Segundo o grupo, a atitude de Bolsonaro “incita o ódio à comunidade LGBT+ e desmerece a voz das ruas na maior e mais importante festa brasileira, o carnaval, uma manifestação política por natureza e vitrine cultural da primeira economia da América do Sul”, diz a nota.

No vídeo repercutido por Bolsonaro, dois rapazes aparecem em cima do que aparenta ser um ponto de ônibus. Um deles urina sobre o outro rapaz, numa prática apelidada de “golden shower”, que significa chuva dourada. O termo explica a excitação sexual associada ao ato de urinar..

O BloCU estreou no carnaval paulistano no ano passado. O mote do desfile em 2019, de acordo com o evento no Facebook, era o de reunir artistas em prol do “artivismo”. “MANIFESTEJAREMOS a favor da LIBERDADE de ser, estar e pensar! Quem souber cantar, que cante! Quem tiver apito, APITE! Façamos o mundo inteiro acordar para a necessidade e URGÊNCIA de vivermos num mundo mais tolerante!”, afirma a descrição do evento na rede social.

1
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
2
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
3
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
4
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
5
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
6
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
7
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
8
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …