Blumenau se torna a terceira cidade do Brasil a proibir a produção do foie gras
Na última sexta-feira, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, se tornou a terceira do Brasil a proibir a produção do foie gras – fígado gordo de ganso ou pato.
A lei sancionada pelo prefeito de Blumenau apenas se aplica à proibição da produção, e não do comércio, do foie gras na cidade catarinense.
Mais de uma dúzia de países proibiu a produção de foie gras – incluindo Alemanha, Israel e Polônia. No início deste ano, as cidades de São Paulo e Sorocaba também baniram a venda e a produção do fígado do animal.
- Talco: aliado da higiene ou motivo de preocupação para a saúde?
- Este sinal de alerta é detectado em 75% dos casos de câncer de pâncreas
- História do mundo: 5 países para conhecer e aprender enquanto viaja
- Queda de cabelo? A culpa pode estar nessa dieta muito utilizada
Em São Paulo, a lei que proíbe a produção e comercialização do foie gras na cidade está suspensa até que a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela Associação Nacional de Restaurantes, seja julgada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O julgamento ainda não tem data para acontecer.
Maus tratos aos animais
Estudos mostram que a alimentação forçada de aves para produção de foie gras provoca dor e ferimentos nos animais. Andar e se movimentar fica cada vez mais desconfortável e difícil enquanto seus fígados aumentam.
A alimentação forçada também pode causar dolorosas contusões, lacerações, feridas ou ruptura de órgãos. As aves também podem sofrer medo e estresse considerável durante a captura e o manejo repetitivo.