Fake News: menino sírio dorme entre túmulos dos pais?
Por Boatos.org
Na luta contra as Fake News nas mídias sociais, vamos divulgar frequentemente no Catraca Livre checagens feitas pelo nosso parceiro Boatos.org. Neste ano, o site de checagens completa cinco anos e, por isso, vai revisar os artigos que também fizerem cinco anos de conferidos.
A imagem atribuída a um menino sírio que dormia entre os túmulos de seus pais, que teriam morrido na guerra, que já durava três anos, correu o mundo em 2014. Foi quando o Boatos.org desmentiu a história.
Neste ano, o cenário lá na Síria não melhorou, e a foto voltou a circular nas mídias sociais junto com dois textos (um deles é o mesmo de 2014; outro, faz uma relação com a lesão do jogador Neymar).
- Turma da Mônica entra na luta contra as fake news da vacinação
- 5 fake news bizarras sobre a guerra da Ucrânia
- Covid-19: USP disponibiliza áudios e vídeos para combater fake news
- Filhos ficam 3 dias com pais mortos em casa achando que eles dormiam
Eis os textos:
“PARTILHA para que TODOS meditem sobre SE realmente têm problemas. Esta criança síria ficou órfã devido à guerra, e escolheu dormir ENTRE o Pai e a Mãe. NUNCA façam os vossos filhos escolher com quem viver, nem os influenciem contra o seu Pai ou contra a sua Mãe, pois eles só querem estar sempre com os DOIS, tal como este menino! Esta lição de vida, dada por uma criança, merece ser vista por todos, Compartilha!”
“Criança dormindo sobre o túmulo dos seus pais mortos na Síria e ainda assim estão preocupados com operação no dedinho do Neymar. Como é que esse país vai para frente desta forma não não entendo tanta hipocrisia ignorância tanta desumanidade.”
Foto mostra criança síria dormindo entre túmulos de seus pais?
A imagem ainda tem alto impacto e, por isso, engana muita gente. A foto é real, mas não é de um menino que perdeu os pais na guerra. Vamos aos fatos.