Bode na sala: uma conversa quente sobre consumo consciente

O evento Bode na Sala acontece no dia 29 de agosto no Centro Cultural São Paulo

Por: Keila Baraçal

Consumir para quê? Consumir o quê? Consumir como? Um dos maiores “nós” da sustentabilidade é o consumo: ao mesmo tempo em que a conta do planeta não fecha, com recursos naturais sendo explorados a uma taxa maior que a capacidade de reposição e gerando forte desequilíbrio climático, é preciso incluir as pessoas que vivem à margem da sociedade, sem usufruir dos ganhos do crescimento econômico. Faça sua inscrição aqui.

O consumo pode deixar de ser um problema para se tornar solução, ao movimentar uma economia mais verde e inclusiva? As pessoas mais ricas devem consumir menos para que as mais pobres possam ser incluídas? Quais as tendências da economia colaborativa? Até que ponto é possível trocar o consumo de bens pelo consumo de serviços? Que cidade você quer “consumir”?

Questões como estas estarão no centro de um debate promovido pela Revista Página22 durante a Virada Sustentável. Bode na Sala, uma conversa quente sobre o tema consumo está agendado para 29 de agosto, das 10h às 13h, no Centro Cultural São Paulo. O evento será realizado no formato “aquário”, pelo qual todos os participantes são potenciais palestrantes.

Na abertura, o evento contará com a exposição dos seguintes convidados:

Aron Belinky, do GVces: A natureza avisa: não tem para todo mundo!
MaluhBarciotte, do Instituto de Estudos Contemporâneos: Os produtos não nascem na embalagem
Denise Alves, da Natura: Fabricando o consumo?
Ariel Kogan, da Open Knowledge Foundation Network: Dáparacompartilhar?
Lia Diskin, da Palas Athena: Quem é o ser antes do ter?
Rica Barretto, do GVces: Sociedade em rede: conexões para liberar os nós do consumo

Mediação: Ana Carla Fonseca (Cainha), referência em Economia Criativa e conselheira da Página22