Em Dubai, Bolsonaro afirma que ‘Amazônia não pega fogo ‘

Bolsonaro mente mais uma vez ao dizer que Amazônia está igual a quando Brasil foi descoberto e que o bioma não pega fogo

Nesta segunda-feira (15), durante a abertura do Invest in Brazil Forum (evento com investidores), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reclamou das críticas que o Brasil sofre por causa das queimadas na Amazônia, mentiu sobre desmatamento e disse que o bioma não pega fogo por se tratar de uma floresta úmida.

Bolsonaro em Dubai, Emirados Árabes
Créditos: Agência Brasil
Bolsonaro em Dubai, Emirados Árabes

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia, não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada. Está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1.500”, disse o presidente.

Veja vídeo do UOL abaixo

As declarações de Bolsonaro vão contra os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão subordinado ao governo federal, que já comprovaram os incêndios no bioma.

De acordo com monitoramento realizado pelo órgão a partir de imagens de satélite, somente em 2021 já foram 70.600 focos de incêndio. Só em junho, foram registrados 2.305 focos, o maior número para o mês desde 2007.

Cerca de 17% do total da Amazônia –  equivalente a 729 mil km² do território do bioma – foram desmatados até 2020 e, desse total, segundo os dados do instituto, 300 mil km² foram desmatados nos últimos 20 anos.

As declarações do presidente deixam claro sua intenção de traçar um cenário positivo para atrair investidores ao país que, sob sua gestão, enfrenta números recordes de queimadas e desmatamento.