Bolsonaro corta incentivo a turismo LGBT de Plano Nacional

Texto original previa "sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo"

Por: Redação | Comunicar erro

O governo Bolsonaro publicou nesta quarta-feira (15) um decreto que cria o Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que havia sido elaborado durante o governo de Michel Temer.

O novo texto retira o incentivo ao turismo LGBT. A informação é do jornalista Guilherme Amado, da “Época”.

Turismo LGBT
Crédito: palliki/iStockTexto original previa “sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo”

O plano original, elaborado na gestão do então ministro Marx Beltrão, previa “sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo”. Agora, elas se restringem ao público idoso sem nenhuma menção ao público gay.

O plano original, ainda disponível no site do ministério, explicava que os turistas LGBT representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo dados da OMT (Organização Mundial do Turismo).

“Essa visão traz, para além dos benefícios econômicos, benefícios sociais que se expressam tanto para os destinos como para os viajantes LGBT. O destino pode associar sua imagem à tolerância, inclusão e diversidade e o turista LGBT tem sua experiência melhorada em um ambiente amigável e preparado para recebê-lo livre de preconceito”, dizia o texto.

Tudo isso foi suprimido do decreto publicado nesta quarta-feira no “Diário Oficial da União”.

Em abril, durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro disse que o Brasil “não pode ser o País do turismo gay”.

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …