Bolsonaro diz que nazismo é de esquerda e é corrigido

Declaração foi dada durante sua visita ao Centro de Memória do Holocausto, em Israel

Por: Redação | Comunicar erro

Depois de visitar nesta terça-feira, 2, o Yad Vashem, o Centro de Memória do Holocausto, em Jerusalém, o presidente, Jair Bolsonaro, afirmou “não ter dúvidas” de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

A afirmação polêmica foi feita em entrevista coletiva ao final de sua agenda oficial.

Crédito: Agência Brasil/Valter CampanatoBolsonaro diz que nazismo é de esquerda e é corrigido

A declaração do presidente, no entanto,  vai contra ao que o próprio museu que visitou afirma. O centro de memória do Holocausto diz em seu site que o Partido Nazista da Alemanha era um entre vários “grupos radicais de direita”.

“Não há dúvida, né? Partido Socialista, como é que é?”, respondeu Bolsonaro quando indagado por um repórter se concordava com a declaração do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, dada recentemente, em seu blog, Metapolítica 17, de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

“Partido Nacional Socialista da Alemanha”, completou Bolsonaro ao ser lembrado qual seria o nome oficial do partido nazista, de Adolf Hitler. Mas, na verdade, o nome é Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Mesmo tendo socialista no nome, a prática do partido de Hitler não era de esquerda. Além do museu, o complexo Yad Vashem abriga um importante centro de pesquisas sobre o período nazista.

Lá a instituição traz um breve histórico sobre a ascensão do partido nazista na Alemanha entre guerras e explica o que Bolsonaro insiste em não entender.

O museu explica que havia um clima de frustração na Alemanha após a Primeira Guerra e, “junto a intransigente resistência e alertas sobre a crescente ameaça do Comunismo, criou solo fértil para o crescimento de grupos radicais de direita na Alemanha, gerando entidades como o Partido Nazista”.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …