Bolsonaro exalta assassinato de Che Guevara e ataca sua memória
O presidente chamou o líder da revolução cubana de 'facínora' e disse que ele 'só inspira marginais, drogados e a escória da esquerda'
Enquanto o Brasil se aproxima de 150 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus, nesta sexta-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais exaltar o assassinato e atacar a memória de Ernesto Che Guevara, um dos líderes principais da Revolução Cubana (1959), no dia em que se completa 53 anos do seu assassinato na Bolívia.
“Morria na Bolívia o facínora comunista Che Guevara, cujo legado só inspira marginais, drogados e a escória da esquerda. Com seu fim, o comunismo perdia força na América Latina, mas voltaria via Foro de SP, o qual seguimos combatendo”, escreveu Bolsonaro pelo Twitter.
O presidente ainda ironizou ao lembrar a partida da Seleção Brasileira contra a Bolívia na noite desta sexta. “Hoje tem Brasil x Bolívia”, escreveu.
- Carlos Bolsonaro engravidou ex-secretária de ministério, diz colunista
- Bolsonaro vira piada em talk-show americano, após atos terroristas no DF
- Mamata: desempregado, quanto Bolsonaro receberá de aposentadoria?
- Ministra de Bolsonaro deixa o PL após ser flagrada abraçando Lula
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) fez questão de lembrar das 150 mil mortes. ‘”É inacreditável que Presidente perca seu tempo postando algo tão ignorante perante aos fatos históricos. Facínora é quem tem 150 mil mortes nas mãos. Que tal dedicar o seu tempo pra renda básica, saúde, educação e enfrentar a pandemia? Mas não. Só reproduz ódio e desinformação”, tuitou.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou a publicação de Bolsonaro e apontou as pessoas que o presidente se alia, ironizando quem o presidente escolhe ter ao lado. “Exemplos inspiradores são: Pastor Everaldo que batizou vocês no Rio Jordão e está preso, a deputada Flor de Lis, guia espiritual da família, o Queiroz e esposa que pagavam as despesas de vocês inclusive da Micheque, a mãe e a mulher do Capitão Adriano e o torturador Ustra !!”, escreveu o deputado.