Bolsonaro inicia visita à Rússia homenageando soldados comunistas
"Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia", disse Bolsonaro a Putin
O presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou na manhã dessa quarta-feira, 16, sua visita oficial à Rússia depositando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Moscou, um dos símbolos do antigo regime comunista da extinta União Soviética.
A cerimônia é realizada por todos os chefes de Estado que visitam a Rússia e é uma homenagem aos soldados que derrotaram os nazistas na 2ª Guerra.
O ato não deixa de ser uma ironia para o presidente brasileiro. Em seu discurso de posse, Bolsonaro prometeu trabalhar para livrar o “Brasil do socialismo”.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A comitiva também assistiu à uma pequena parada militar, outro símbolo da Rússia comunista. Já os ministros Braga Netto, da Defesa, e Luiz Eduardo Ramos, da secretaria-geral, prestaram continência aos soldados russos.
Nas redes sociais, internautas não perdoaram o constrangimento em que Bolsonaro foi submetido. Desde as primeiras horas da manhã a hastag #BolsonaroComunista está entre os assuntos mais comentados do Twitter (veja reações mais abaixo).
Logo após a cerimônia, Bolsonaro se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin, no Kremlin. Na conversa, os dois líderes discutiram o fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Rússia, bem como o desenvolvimento da colaboração na economia, cultura e ciência.
Por ter cumprido o isolamento imposto pelo Kremlin, Bolsonaro pode sentar-se próximo a Putin, diferente dos encontros que o presidente russo teve recentemente com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o chanceler alemão, Olaf Scholz, que ficaram bem distantes.
Para o encontro com Putin, Bolsonaro teve que se submeter a cinco exames de covid-19 exigidos pelas autoridades russas. Macron e Scholz não quiseram aceitar essas exigências.
#BolsonaroComunista
Após as imagens de Bolsonaro colocando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido internautas não perdoaram e dispararam uma enxurrada de memes. Veja alguns abaixo: