Bolsonaro lidera em 1º e 2º turnos, diz pesquisa

O levantamento foi feito pelo instituto DataPoder360

Jair Bolsonaro nunca esteve tão bem nas pesquisas
Créditos: Divulgação
Jair Bolsonaro nunca esteve tão bem nas pesquisas

Uma pesquisa do instituto DataPoder360 mostrou que Jair Bolsonaro (PSL-RJ) segue na liderança isolada na corrida pela Presidência da República nas eleições deste ano. Nos três cenários testados, o deputado federal tem de 21% a 25% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira, 4. O militar nunca esteve tão bem.

O DataPoder360 entrevistou 10.500 pessoas por meio de telefones fixos e celulares, entre os dias 25 e 31 de maio, com abrangência em 349 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro máxima é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.

A pesquisa considerou três cenários para o primeiro turno da disputa presidencial. Em dois deles, foram incluídos apenas os pré-candidatos que já têm mais de 5% das intenções de voto em todos os levantamentos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é avaliado em nenhum dos cenários. O petista deve ficar fora da disputa por causa da Lei da Ficha Limpa.

Pela primeira vez no ano, o ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), foi testado como possível candidato a presidente. No entanto, o desempenho do tucano veio em patamares similares aos do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, pré-candidato pelo PSDB, que pontua 6% ou 7%.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) aparece logo atrás de Bolsonaro, com algo entre 11% e 12% das intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (REDE) ficou com entre 6% e 7%, tecnicamente empatada com o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, nome testado para o PT, que tem algo entre 6% e 8%.

Já o senador  Álvaro Dias (Podemos) tem entre 5% e 6%, seguido por Manuela D’Ávila (PCdoB), com 2%. Já com 1% das intenções de voto estão Fernando Collor (PTC), Flávio Rocha (PRB), Henrique Meirelles (MDB) e Rodrigo Maia (DEM). Os pré-candidatos Guilherme Afif (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (NOVO) e Paula Rabello (PSC) não pontuaram.

O levantamento também revelou que o percentual de eleitores que dizem escolher votar em branco, nulo ou que ainda não sabem varia de 36% a 40%.

Para o segundo turno, foram testados quatro cenários. Em todos eles, Bolsonaro vence com vantagem de 10 pontos percentuais ou mais contra seus adversários: 34% a 21% contra Ciro Gomes; 35% a 25% contra Marina Silva; 35% a 20% contra Fernando Haddad; e 31% a 20% contra Geraldo Alckmin.

Saiba mais sobre o resultado da pesquisa.

  • Leia também: