Bolsonaro suspenderá concursos públicos para os próximos anos
Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o país tem funcionário público demais
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) suspenderá concursos públicos para os próximos anos, segundo informou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira, 4.
De acordo com Guedes, essa é uma consequência do que ele chamou de inchaço da máquina pública. Porém, ele não precisou por quanto tempo não serão realizados concursos.
VEJA TAMBÉM: Amigo de Bolsonaro ganha cargo na presidência da Petrobras com salário exorbitante
- Governo autoriza 810 vagas em concursos para Ibama e ICMBio
- Ministério da Cultura abre mais de 90 vagas em concurso público
- Bombeiros de Minas Gerais abrem concursos para 329 vagas em 2025
- Concurso público da Câmara de Avanhandava tem salário de R$ 4.932,18
Segundo Guedes, cerca de 40% do funcionalismo federal atual deve aposentar-se em até cinco anos, o que possibilitará ao governo “enxugar a máquina pública” sem demitir.
“Nos últimos anos, houve excesso de contratações. Os salários subiram ferozmente”, declarou o ministro, que foi convocado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para debater os impactos econômicos e financeiros da aprovação da proposta de reforma da Previdência.
De acordo com Guedes, o governo Bolsonaro vai informatizar para não precisar contratar força de trabalho humana. Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas que esse excesso vai embora naturalmente. Vamos ficar sem contratar por um tempo e vamos informatizar”, disse.