Bolsonaro vai propor redução de verba de empresas para Sistema S

Nova alíquota ainda não foi definida

Por: Redação | Comunicar erro

A equipe econômica do governo Bolsonaro vai propor ao Congresso a redução da alíquota recolhida pelas empresas para o Sistema S (rede que inclui Sesc, Senai, Senac, Sesi, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop).

Crédito: DivulgaçãoFachada do Sesc Pompeia, em São Paulo

O projeto, segundo informações da colunista Miriam Leitão, do Globo, está sendo preparado. Ainda não está definido quanto será o corte no repasse de recursos, mas, segundo a colunista, pode chegar à metade do recolhimento atual, que foi, em 2018, de R$ 17,7 bilhões.

O sistema foi criado no governo Getúlio Vargas, nos anos 1940, e tinha como foco a capacitação de mão de obra a ser empregada na indústria e no comércio. Segundo a Folha, a maior parte de suas receitas (67%) vem de contribuições de empresas repassadas à Receita Federal.

Em dezembro do ano passado, Paulo Guedes, ministro da Economia de Bolsonaro, havia declarado numa reunião com empresários da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que pretendia “meter a faca” no Sistema S, cortando em até 50% o financiamento, além de fazer um ajuste em que as empresas bancariam diretamente suas atividades.

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …