Bolsonaro vai propor redução de verba de empresas para Sistema S

Nova alíquota ainda não foi definida

Por: Redação

A equipe econômica do governo Bolsonaro vai propor ao Congresso a redução da alíquota recolhida pelas empresas para o Sistema S (rede que inclui Sesc, Senai, Senac, Sesi, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop).

Crédito: DivulgaçãoFachada do Sesc Pompeia, em São Paulo

O projeto, segundo informações da colunista Miriam Leitão, do Globo, está sendo preparado. Ainda não está definido quanto será o corte no repasse de recursos, mas, segundo a colunista, pode chegar à metade do recolhimento atual, que foi, em 2018, de R$ 17,7 bilhões.

O sistema foi criado no governo Getúlio Vargas, nos anos 1940, e tinha como foco a capacitação de mão de obra a ser empregada na indústria e no comércio. Segundo a Folha, a maior parte de suas receitas (67%) vem de contribuições de empresas repassadas à Receita Federal.

Em dezembro do ano passado, Paulo Guedes, ministro da Economia de Bolsonaro, havia declarado numa reunião com empresários da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que pretendia “meter a faca” no Sistema S, cortando em até 50% o financiamento, além de fazer um ajuste em que as empresas bancariam diretamente suas atividades.

1
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
2
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
3
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
4
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
5
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
6
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
7
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
8
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …