Bolsonaro: ‘Vamos denunciar e revogar esse pacto pela migração’

Segundo presidente pacto de migração assinado com a ONU é um erro para o país; Brasil será rigoroso na entrada de pessoas

19/12/2018 16:55

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ontem, 18, em vídeo publicado na internet que a participação do Brasil no Pacto Global para Migração da ONU é um erro. O documento foi assinado pelo atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, no início do mês. No entanto, Bolsonaro deixa claro que acordo será revogado. “Não podemos concordar com isso aí”.

Ele tomou como exemplo a França, justificando que a população está sofrendo por ter recebido grupos de migrantes. ‘Acho que todo mundo sabe o que está acontecendo com a França. Os que foram para lá, o povo francês acolheu da melhor maneira possível. Mas, você sabe da história dessa gente, né? Eles têm algo dentro de si que não abandona as suas raízes…”.

O Brasil de Bolsonaro não correrá o mesmo risco, pois terá critérios rigorosos na entrada de pessoas. “No que depender de mim como chefe de estado, não entrarão”, completa.

O que é o Pacto Mundial para Migração?

Assinado por 164 países, o documento tem como objetivo melhorar o controle de migração seja ela voluntária ou não ao redor do mundo.  Isso não quer dizer a livre circulação de pessoas entre países, pelo contrário. A partir da colaboração entre nações, quer garantir a segurança das pessoas, mostrando que o problema não pode ser enfrentado por um único país.

De acordo com dados Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), só no ano passado 68,5 milhões de indivíduos tiveram que deixar seus locais de origem em função de guerras, violência ou perseguições. É o quinto ano consecutivo que esse total chega a um patamar histórico, destacando a relevância do tema. Muitas dessas pessoas, inclusive, acabam perdendo suas vidas em rotas ilegais de fuga.