Primeira boneca transgênero do mundo será lançada nos EUA
As crianças devem crescer livres de estereótipos e aprender sobre a igualdade de gêneros. Por isso, até nos momentos de brincar, essas crianças já precisam lidar com a representatividade, com a quebra de padrões de beleza e entender que a segregação não é bem-vinda nos dias atuais.
Assim, aos poucos, fabricantes de brinquedos têm percebido este cenário e passado a produzir, por exemplo, bonecas com cores de pele e tipos físicos variados que se tornam inspiradoras.
Um novo modelo de boneca que pertence à causa pela diversidade está prestes a ser lançada em uma feira de brinquedos internacional de Nova York, nos Estados Unidos. É a primeira boneca transgênero do mundo, que foi inspirada em Jazz Jennings, estrela transgênero da série-documentário “I am Jazz”.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
A atriz divulgou a novidade em seu Instagram escrevendo que o brinquedo é apenas uma boneca de uma menina comum porque é exatamente isso o que ela é: uma menina comum. “Espero que possa colocar pessoas trans em uma luz positiva, mostrando que somos como todas as outras pessoas”, disse.
A boneca de 18 centímetros foi projetada e esculpida pelo famoso artista Robert Tonner, fundador da Tonner Doll Company. Em nota à imprensa, ele falou que Jazz representa tudo o que ele respeita, sob o ponto de vista da natureza humana. “Ela é incrivelmente corajosa, inteligente, calorosa e criativa“, declarou.
Jazz Jennings, que tem 16 anos, nasceu um menino e diz que desde os dois anos de idade se via no sexo feminino. Ela foi identificada como transgênero quando tinha três anos.
A atriz já escreveu um livro e é co-fundadora honorária da Fundação Purple Rainbow Transkids, uma instituição para crianças transgênero. Ela também faz palestras, conferências e convenções em todo o país e é embaixadora da juventude para a campanha dos Direitos Humanos.
Veja mais: