Borel ganha galeria de arte

Boreart transforma casas de moradores em espaço de exposição

Transformar o Borel, onde mora, em uma galeria. Essa era a ideia que Fred Castilho tinha em mente quando se apresentou ao segundo chamado da Agência deRedes para a Juventude, que seleciona e ajuda a realizar projetos de jovens moradores de favelas cariocas.

Fred e os colegas que participam do projeto na rua que virou galeria

Foi ali que surgiu a BoreArt, uma galeria idealizada por cinco jovens moradores do morro, na Tijuca. Em parceria com o MAM, as obras vão ser expostas em duas casas, duas vendas e paredes no Barranco, vizinhança que já foi uma das mais violentas da favela. A escolha foi proposital. Os meninos queriam transformar o significado de um espaço estigmatizado pela violência.

“Arte é uma coisa que mexe com as pessoas e, aqui, nós não temos muito acesso a ela. A ideia é sensibilizar o olhar das pessoas, mas, principalmente, transformar um lugar estigmatizado em um lugar de visitação”, diz Fred.

Vernissage

No próximo sábado, 25, às 10h, a galeria será inaugurada com apresentação de artistas locais e abertura da galeria para visitação.

Um grafite de Marcelo Eco é uma das atrações da galeria

Vão participar do evento o Coletivo Gráfico,  Marcelo Eco, que grafitou um dos muros da galeria,  Mario Bands e VTR TJK. O evento terá também a participação de locais, como a Bateria Chora 10, Ciato, MC Imperador e DJ LC. A entrada é gratuita.

Depois da abertura, a galeria estará aberta à vistação com agendamento, que pode ser feito pelo e-mail fredcastilho@yahoo.com.br.

Por Redação