Brás Cubas, de Machado de Assis, está na Virada Cultural

divulgação
Machado de Assis

A obra de Machado de Assis, “Memória Póstumas de Brás Cubas”, revive com o trabalho da Cia. A Galhofa preparou a comédia “Ao Vencedor, as Batatas!”, em que qauatro atores e um músico interpretam o “defunto-autor” no palco do Teatro Alfredo Mesquita, em Santana. A peça fica em cartaz até o dia 28 de junho e é Catraca Livre durante a Virada Cultural – sábado, 2, e domingo, 3.

De acordo com Marcelo Braga, diretor da peça, a Cia. pretende instigar a reflexão do público, através da obra de Machado. “O espetáculo vai de encontro ao gosto do público. Colabora para disseminação daquilo que é da cultura brasileira, nossa literatura, os anseios e dúvidas que tem a ver com a nossa gente e com a nossa História.”

Apesar de morto, Brás Cubas não registra nada a respeito de existência além-túmulo. Está interessado  em recordar o passado e submetê-lo à análise. Enquanto medita sobre a forma de criar um medicamento sublime que aliviasse a humanidade do tédio e da melancolia, e assim tornar-se uma personalidade conhecida e invejada, recebe um golpe de vento, adoece e, obcecado pela idéia fixa de inventar o emplasto que levaria o seu nome, não se cuida da pneumonia e morre.

Por Redação