Brasil promove a economia criativa em território italiano
Um dos polos de exposições e atividades da semana de design milanesa foi o Brazil SA, instalado no Pallazo Giureconsult. Designers, artistas e arquitetos brasileiros tiveram espaço para divulgar em território italiano um pouco da produção nacional. Por ali aconteceram também palestras e encontros entre empresários brasileiros, compradores, arquitetos e comunicadores.
Um dos principais objetivos do espaço é promover a economia criativa brasileira. Por isso a Apex – Brasil (Agência Brasileira de Promoção de exportações e Investimentos) entrou como forte apoiadora do espaço, com o objetivo de incentivar o investimento das empresas brasileiras em design, inovação e sustentabilidade. A mostra “Casa Brasileira” por exemplo, simulava os diferentes comodos de uma casa, trazendo uma boa representação de onze setores da economia brasileira ligados à casa, á construção e á moda.
Exposições
Também fizeram parte do Brazil SA as exposições “Renda-se ao Brasil”, que trazia móveis e objetos costomizados com rendas por grandes nomes do design nacional com a curadoria de Maria Helena Estrada. A mostra “Casa Brasileira”, mencionada anteriormente, o espaço “Desafio Guardian de design”, em que seis designer encararam o desafio de inventar peças exclusivas.
Havia também uma ala chamada de “Origens: a renda sustentável do Acre”, um setor com batedeiras KitchenAid customizadas, além da mostra “Fonteiras”, que traz a fusão do que há de mais moderno no que diz respeito à técnica e conceito com técnicas tradicionais do artesanato brasileiro.
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Por Clara Caldeira
Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.