Brasil tem três presidentes em um só dia pela 1ª vez na história
Pela primeira vez na história, o Brasil teve três presidentes em um único dia nesta quarta-feira, dia 31 de agosto. Mesmo que já estivesse afastada do cargo desde o dia 12 de maio, Dilma Rousseff começou o dia como presidente.
Em seguida, com a aprovação do impeachment no Senado, Michel Temer tomou posse durante a tarde, mas à noite embarcou para a China, onde participará da reunião do G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo.
Por causa da viagem de Temer para a Ásia, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu a Presidência da República até que o peemedebista retorne ao país.
- PEC 6 x 1 tem assinaturas suficientes para tramitar na Câmara. O que precisa para ser aprovada?
- Brasil ganha novo feriado nacional a partir de 2024; saiba qual e quando
- Agora é oficial! Brasil terá mais um feriado nacional em 2024
- Vitória! Brasil ganha novo feriado válido em todo território nacional em 2024
De acordo com o UOL, Maia disse que avaliou o impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff como um “momento histórico”. Para ele, o ocorrido marca uma época em que “os três Poderes devem se unir para reconstruir o Brasil” e sair da crise econômica e política.
Em relação a suas atitudes durante o período no comando interino do Palácio do Planalto, o presidente da Câmara afirmou que vai “presidir com muita discrição”.
A Constituição determina que, quando o chefe e o vice do Poder Executivo não estão no país, a Presidência da República passa a ser ocupada pelo presidente da Câmara dos Deputados.