Brasil tem um estupro a cada 4 minutos; saiba como denunciar

Estudantes da Faculdade de Medicina da USP também denunciaram casos de estupro em festas

12/11/2014 09:51 / Atualizado em 04/05/2020 15:10

Foto do protesto Marcha das Vadias 2012 em Criciúma, Santa Catarina
Foto do protesto Marcha das Vadias 2012 em Criciúma, Santa Catarina

Segundo dados do 8º Anuário Nacional de Segurança Pública, o Brasil pode ter tido 143 mil casos de estupro em 2013. O número é uma projeção com referência aos 50.320 casos registrados. Pesquisadores apontam que apenas 35% deles são documentados.

O total de estupros registrados foi de 25,9 casos por 100 mil habitantes.Segundo dados da pesquisa nacional de vitimização, do Ministério da Justiça, a estimativa é que de 7% a 8% dos casos de estupro são registrados na delegacia.

Estupro na Faculdade de Medicina da USP

No dia 11 de novembro, duas estudantes da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) denunciaram casos de estupros em festas promovidas por alunos da universidade em audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Essa foi a primeira vez que casos de estupro em festas da universidade foram denunciados publicamente.

Uma das estudantes afirmou ter sofrido dois estupros em festas organizadas pela Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC). Veja o vídeo com depoimento à Ponte Jornalismo.

Outra estudante disse ter sido violentada na Festa Cervejada, de 2013, na qual foi abordada por dois estudantes e agarrada próxima ao carro deles.

Veja matéria completa na Ponte Jornalismo.