Últimas notícias:

Loading...

Brasileiro será o novo relator sobre água e saneamento da ONU

Brasileiro assume o cargo que era ocupado pela portuguesa Catarina de Albquerque

Por: Redação

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leo Heller, foi escolhido como o novo relator sobre água e saneamento da Organização das Nações Unidas (ONU), na última quinta-feira, 6 de novembro.

Aos 59 anos, o docente foi indicado ao cargo com mais de 20 especialistas de diversos países. O mineiro substituirá a portuguesa Catarina de Albuquerque, que ocupou o cargo por seis anos.

Reprodução
Especialista em saneamento e recursos hídricos, o docente deve permanecer no cargo pelos próximos seis anos

No gabinete, Heller assumirá funções como a realização de, pelo menos, duas missões oficiais em regiões que registrem situações de violação de direitos humanos relacionados a água e saneamento. Além disso, será responsável por recomendações para representantes governamentais, Nações Unidas e outras entidades interessadas sobre o tema. Ele começa a atuar em dezembro e pode seguir até o final do mandato que tem prazo de seis anos.

Uma vida de dedicada à água

Formado na turma de 1977 em engenharia civil pela UFMG, Heller tornou-se especialista na área de saneamento desde os tempos de faculdade. Ainda em Belo Horizonte concluiu o título de mestrado em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, além do doutorado de epidemologia. O currículo ainda conta com um pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

?>