Bruno Covas sanciona lei que proíbe novos zoológicos em São Paulo

Abaixo-assinado com mais de 164 mil apoiadores pressionava pela aprovação da lei; PL sancionado é de autoria do vereador Xexéu Tripoli (PV)

Crédito: DivulgaçãoA lei vale para a cidade de São Paulo

O prefeito de São Paulo Bruno Covas sancionou uma lei que proíbe a abertura de novos zoológicos e aquários na cidade de São Paulo. A norma foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 19. Um abaixo-assinado criado pela ONG Ampara Animal reuniu 164.231 assinaturas, através da plataforma Change.org, para sensibilizar o prefeito a aprovar a medida.

Há uma semana as assinaturas coletadas na petição tinham sido protocoladas no gabinete do prefeito por representantes da Ampara e da Change.org. O abaixo-assinado, que integra um movimento contra os maus-tratos aos animais criado pela plataforma de petições online, ficou aberto por 10 meses, reunindo apoio em prol da defesa dos animais.

“Gostaríamos de agradecer imensamente a cada um que assinou esta petição, que foi peça fundamental para pressionarmos os envolvidos na aprovação do PL, em todas as instâncias, e mostrar a eles que os cidadãos não toleram mais o sofrimento animal. Podemos todos comemorar esta vitória!”, postou a Ampara Animal na página do abaixo-assinado.

A lei 17.321/2020 dispõe sobre normas de funcionamento dos zoológicos e similares no município. Além de proibir a abertura de zoológicos e aquários, a norma também torna obrigatória, aos estabelecimentos já existentes, a realização de estudos para o desenvolvimento de técnicas de realidade virtual a fim de diminuir a exposição dos animais.

O projeto de lei passou por duas votações na Câmara Municipal e foi sancionado por Bruno Covas com alguns vetos, como ao artigo que determinava o fechamento desses espaços por dois dias durante a semana, para que os animais pudessem descansar.

O vereador Xexéu Tripoli se encontrou com Bruno Covas e agradeceu ao prefeito, dizendo que ele está “colocando São Paulo no século XXI”. Conforme mostra vídeo postado no Instagram do parlamentar, Covas respondeu: “Eu tenho certeza que a população de São Paulo agora se orgulha em dar esse passo adiante reconhecendo a importância de proteger os nossos animais e eu não tenho a menor dúvida que a população vai comemorar a lei”.

Movimento contra os maus-tratos a animais 

Um movimento contra os maus-tratos aos animais foi lançado na semana passada pela Change.org. A página exclusiva reúne 97 petições online, com mais de 14,3 milhões de assinaturas, abertas por ativistas e defensores da causa animal de todo o Brasil.

Em parceria com Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.