Calculadora compara renda familiar com a de milionários

Veja o que sua renda domiciliar representa neste cenário 

Na 41º posição, o Chile é o país latinoamericano em melhor colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial, seguido por Argentina e Uruguai. Já o Brasil, na 75º colocação, expõe deficiências históricas que persistem.

Mas para entender um pouco mais sobre o panorama socioeconômico regional, as empresas Oxfam e Ojo Público lançaram a Calculadora da Desigualdade, que compara sua renda familiar com a dos multimilionários dos 16 países que formam o bloco. O resultado é o retrato da desigualdade que há séculos divide a sociedade em camadas sociais.

Paraisópolis, São Paulo – Brasil

Como foi feito o cálculo ?

Para chegar ao resultado, a base de análise da calculadora é feita a partir do agrupamento da população total dos países em decis. Um decil é igual a 10%.

Neste conceito estatístico, o número total da população do país (incluindo crianças e pessoas sem renda) é dividido por 10. Assim, em um país como o Brasil, com uma população de 206 milhões de habitantes, cada decil representa um grupo com 20 milhões de pessoas.

O aplicativo também toma como base a renda familiar per capita, que é a renda de todos os integrantes do domicílio somada e dividida pelo número total de pessoas que moram naquele local. Ou seja, em uma família com 4 pessoas, onde apenas uma possui renda, essa renda será dividida por 4. Confira mais informações no site da empresa.