Câmeras subaquáticas mostram destruição dos recifes de corais ao redor do mundo
Os recifes de corais têm vital importância para preservação da vida marinha pela variedade de plantas e animais. Projeto é o primeiro a criar um acervo online de vídeos e fotos em alta definição dos corais ao redor do mundo
Não é fácil convencer as pessoas sobre a urgência de um problema ambiental. Mesmo as questões mais evidentes, como o aquecimento global, a poluição do ar e o desmatamento são causas que nem sempre conquistam a opinião pública.
Pensando em dar visibilidade à uma causa importante para a vida marinha, que é desconhecida por boa parte da população e carente de imagens impactantes, o Global Reef Record lançou o Catlin Seaview Survey. O projeto usa câmeras subaquáticas de alta definição e panorâmicas para captar imagens de recifes de corais destruídos pela poluição e pesca.
Segundo os desenvolvedores, a ideia é desvendar a complexidade da poluição marinha e mostrar com registros visuais mudanças oceânicas decorrentes da intervenção humana. O Catlin Seaview Survey também é o primeiro acervo online de vídeos e fotos da atual situação dos recifes ao redor do mundo.
- Fernando de Noronha (PE) sofre com a poluição por plástico
- Para proteger corais, Havaí proíbe uso de filtro solar
- 10 lugares para visitar antes que acabem ou mudem
- Os 10 lugares mais misteriosos do mundo
O Global Reef Record alerta que cerca de 40% dos recifes de coral desapareceram nos últimos 50 anos em decorrência da poluição, pesca excessiva e mudanças climáticas.
Confira galeria com imagens dos corais. Para mais vídeos acesso o canal do Youtube do projeto.
Via Green Savers.