Campanha colaborativa avalia sinalização nas ruas de todo país

Apenas 10% da sinalização nas grandes capitais é voltada a pedestres ou ciclistas

10/06/2014 17:53

Em um dos países onde mais se fabrica automóveis no mundo, no Brasil, dois terços das pessoas que se deslocam pelas grandes cidades fazem uso do transporte coletivo ou recorrem a meios alternativos, como a bicicleta. No entanto, apenas 10%  da sinalização nas grandes capitais é voltada a pedestres ou ciclistas.

Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, a campanha Sinalize medirá o impacto causado pela ausência de placas informativas a pedestres, ciclistas e usuários dos meios de transporte coletivos, quando milhares de turistas visitarão o país.

A campanha avaliará a sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo em todo país.
A campanha avaliará a sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo em todo país.

Como avaliar? 

Para entender melhor a situação da falta de sinalização nas grandes cidades do Brasil, será realizado um levantamento sobre a qualidade das informações nas ruas, pontos de ônibus e outros espaços públicos.

Assim, uma ferramenta de avaliação baseada em leis, manuais, guias e melhores práticas de sinalização de vias no Brasil e no mundo, verificará se as cidades estão preparadas para estimular a mobilidade sem o uso de automóveis.  Para saber mais, a ferramenta está disponível neste link e pode ser acessado por qualquer pessoa.

Critérios de avaliação 

As avaliações serão feitas nas proximidades de escolas, hospitais, postos de saúde e outros pontos como avenidas, pontos turísticos e terminais de ônibus ou metrô.  Além disso, dentro dos próprios veículos coletivos serão possíveis as avaliações.

 

Assim, o levantamento permitirá  a coleta de dado por qualquer pessoa que circule pelo ambiente urbano. Para participar, é só preencher o formulário e sair às ruas.