Campanha colaborativa avalia sinalização nas ruas de todo país
Apenas 10% da sinalização nas grandes capitais é voltada a pedestres ou ciclistas
Em um dos países onde mais se fabrica automóveis no mundo, no Brasil, dois terços das pessoas que se deslocam pelas grandes cidades fazem uso do transporte coletivo ou recorrem a meios alternativos, como a bicicleta. No entanto, apenas 10% da sinalização nas grandes capitais é voltada a pedestres ou ciclistas.
Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, a campanha Sinalize medirá o impacto causado pela ausência de placas informativas a pedestres, ciclistas e usuários dos meios de transporte coletivos, quando milhares de turistas visitarão o país.
Como avaliar?
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Para entender melhor a situação da falta de sinalização nas grandes cidades do Brasil, será realizado um levantamento sobre a qualidade das informações nas ruas, pontos de ônibus e outros espaços públicos.
Assim, uma ferramenta de avaliação baseada em leis, manuais, guias e melhores práticas de sinalização de vias no Brasil e no mundo, verificará se as cidades estão preparadas para estimular a mobilidade sem o uso de automóveis. Para saber mais, a ferramenta está disponível neste link e pode ser acessado por qualquer pessoa.
Critérios de avaliação
As avaliações serão feitas nas proximidades de escolas, hospitais, postos de saúde e outros pontos como avenidas, pontos turísticos e terminais de ônibus ou metrô. Além disso, dentro dos próprios veículos coletivos serão possíveis as avaliações.
Assim, o levantamento permitirá a coleta de dado por qualquer pessoa que circule pelo ambiente urbano. Para participar, é só preencher o formulário e sair às ruas.