Campanha com Gabriela Pugliesi no Dia do Índio é acusada de apropriação cultural
No Dia do Índio, lembrado neste 19 de abril, uma marca de joias lançou a campanha #NossaOrigemGuerreira, cujo objetivo é conscientizar sobre o “desrespeito e o descaso contra os povos indígenas do Brasil”.
Compartilhada no Instagram por blogueiras famosas como Gabriela Pugliesi — que publicaram imagens “maquiadas” e usando acessórios da cultura indígena —, a campanha está sendo acusada de apropriação cultural.
No texto de divulgação, a marca explica que neste mês a campanha irá “doar quilos de alimento para ajudar no sustento da Aldeia Guarani Cayowá, que está em fase crítica e sem condições de seu próprio cultivo”.
A iniciativa, no entanto, não foi apoiada por parte dos internautas.
“Eu sei que você está fazendo uma campanha, mas isso aí é apropriação cultural, Gabi. Se quer defender uma causa, mostre a foto de um índio, não você vestida”, comentou uma seguidora da blogueira.
Confira outros comentários críticos à campanha:
Você acha que uma ação como essa ajuda a conscientizar a população sobre o descaso com os povos indígenas? Deixe sua opinião nos comentários.