Campanha com Gabriela Pugliesi no Dia do Índio é acusada de apropriação cultural

19/04/2016 17:05 / Atualizado em 07/05/2020 02:57

No Dia do Índio, lembrado neste 19 de abril, uma marca de joias lançou a campanha #NossaOrigemGuerreira, cujo objetivo é conscientizar sobre o “desrespeito e o descaso contra os povos indígenas do Brasil”.

 
 

Compartilhada no Instagram por blogueiras famosas como Gabriela Pugliesi — que publicaram imagens “maquiadas” e usando acessórios da cultura indígena —, a campanha está sendo acusada de apropriação cultural.

No texto de divulgação, a marca explica que neste mês a campanha irá “doar quilos de alimento para ajudar no sustento da Aldeia Guarani Cayowá, que está em fase crítica e sem condições de seu próprio cultivo”.

A iniciativa, no entanto, não foi apoiada por parte dos internautas.

“Eu sei que você está fazendo uma campanha, mas isso aí é apropriação cultural, Gabi. Se quer defender uma causa, mostre a foto de um índio, não você vestida”, comentou uma seguidora da blogueira.

Confira outros comentários críticos à campanha:

 
 

 
 

 
 

 
 

Você acha que uma ação como essa ajuda a conscientizar a população sobre o descaso com os povos indígenas? Deixe sua opinião nos comentários.