Campanha conta a história de 25 #MulheresInspiradoras

Por Fernanda Miranda, Heloisa Aun e Paula Lago

Por: Redação | Comunicar erro

Neste Mês da Mulher, o Catraca Livre vai prestar homenagens diárias a personagens do gênero feminino que nos inspiram.

Duas das selecionadas: Maria da Penha e Conceição Evaristo

A partir desta quarta-feira, 8 de março, até o final deste mês, a campanha #MulheresInspiradoras vai contar 25 histórias de brasileiras que transformam seu mundo e sua comunidade com seus feitos.

Ativistas, fotógrafas, escritoras, cientistas, líderes comunitárias, anônimas, famosas, héteros, lésbicas, transexuais…  Apresentaremos uma diversidade de perfis de mulheres que fazem a diferença e, com seu exemplo, buscam tornar este um mundo menos desigual na questão do gênero.

Como nome de estreia, teremos a história de Maria da Penha, que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica depois de ter sido vítima de tentativa de homicídio executada por seu próprio ex-marido.

E são muitos os desafios a serem enfrentados do dia a dia de uma sociedade patriarcal como a nossa.

Quando o tema é violência, 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora em 2015 no Brasil, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta. Entre janeiro e outubro de 2015, o Ligue 180 registrou uma denúncia de violência contra a mulher a cada 7 minutos.

Uma mulher é estuprada no país a cada 11 minutos, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública referentes a 2014. Pesquisa do Instituto Data Popular do ano passado revela que 61% dos homens acham que mulher solteira no Carnaval não pode reclamar de ser cantada.

Se mudarmos para a desigualdade no ambiente de trabalho, no Brasil, as mulheres ganham apenas 76% do que recebem homens na mesma faixa etária, com cargos e formações similares.

Esse desnível só deve desaparecer em 2095. Apenas 11% dos cargos de CEO (diretor-executivo) no país são ocupados pelo sexo feminino. A representação feminina na política brasileira é de 9,9% na Câmara e de 13% no Senado.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …