Campanha de ‘O Boticário’ com negros é alvo de racismo
Vídeo no Youtube teve mais de 12 mil dislikes
Uma marca de cosméticos e produtos de beleza foi alvo de ataques racistas nas redes sociais por criar um comercial de Dia dos Pais com uma família negra.
A propaganda, veiculada no último dia 26 de julho, tem 18 mil likes contra 12 mil dislikes no Youtube, o que significa que 40% das reações do vídeo são negativas.
Além disso, a campanha também recebeu comentários negativos pelo fato de o elenco ser exclusivamente negro.
- Racismo ambiental: você sabe o que é?
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
- Homem diz que é melhor do que ex por não ter filhos negros e gays
- Racismo: Mulher negra é acusada injustamente de roubar roupas na Renner
De acordo com o site “B9”, em 2016, no comercial que celebrava a mesma data comemorativa, a ‘O Boticário’ ilustrou o retrato de uma família brasileira branca e não há registro de campanha negativa.
A marca tem se destacado no mercado publicitário por abraçar causas relevantes para a representatividade. Há dois anos, por exemplo, sua campanha para o Dia dos Namorados foi destaque por trazer um casal homossexual e tratar o assunto com naturalidade.
Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. A denúncia pode ser feita por e-mail ([email protected]), por telefone (0xx61 2025-7001 / 7002 / 7003 / 7004 / 7005) ou de forma presencial (endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 9º andar, CEP 70.054-906 – Brasília).
Após análise, será aberto um procedimento administrativo e a ação é encaminhada aos órgãos responsáveis pela identificação, apuração e responsabilização dos autores do delito.
A denúncia deve conter dados pessoais do denunciante, descrição dos fatos com o nome dos agentes e das vítimas, se for possível identificá-las; boletim de ocorrência e, se possível, fotos e gravações.
Assista ao vídeo e abaixo confira a repercussão: