Campanha destaca a importância da saúde preventiva dos gatíneos
Pesquisa realizada pela marca Royal Canin mostra que 42% dos tutores adiam a visita de seus gatinhos ao médico-veterinário
Não é nenhuma novidade que a forte relação afetiva entre humanos e animais é responsável por uma série de benefícios tanto para o pet, quanto para seu tutor. O que é surpreendente é o aumento de 30% no número de gatíneos em lares brasileiros durante a pandemia, sendo que destes, 16% são tutores de primeira viagem.
Esse dado foi levantado por uma recente pesquisa realizada pela Royal Canin, em agosto deste ano, com 2 mil tutores de gatos. O estudo ainda revela que 11,5% dos tutores que adotaram ou compraram um gato nesta fase disseram que o principal motivo foi o sentimento de solidão e 9,1% por considerarem a fase propícia para a adaptação ao novo pet.
No entanto, alguns dados são alarmantes: 43% destes novos tutores ainda não levaram seus pets para uma única consulta com um médico-veterinário. Já entre os que possuíam um felino antes da pandemia, 29% relataram ter diminuído muito a frequência das consultas devido ao atual momento.
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Entre os fatores que destacam este comportamento, estão alguns mitos que rondam a espécie: como o de que o animal é totalmente independente e não precisa de cuidados tão específicos como os cães.
A questão é que, muitas vezes, o felino pode sofrer com algum problema de saúde e demorar para apresentar os sintomas. E, se uma doença é diagnosticada tardiamente, infelizmente, pode ser fatal.
Para chamar atenção sobre a importância da saúde preventiva dos gatíneos e aumentar o diálogo sobre o tema, a Royal Canin realiza pelo segundo ano consecutivo no Brasil a campanha #MeuGatoNoVet, com uma série de iniciativas para os cat lovers de plantão.
Influenciadores e seus gatíneos
Em uma das iniciativas da campanha, a marca convidou a atriz e influenciadora Kéfera e outros tutores de gatinhos famosos, como Christian Figueiredo, Magá Moura, Kim e a atriz Mariana Xavier, para contar suas histórias com seus bichanos na série #ChamaOVet.
Os episódios estão disponíveis no IGTV da Royal Canin e contam com a participação da médica-veterinária Daniela Ramos, PHD em Comportamento Animal, que esclarece mitos e verdades sobre a saúde dos felinos, além de tirar as dúvidas de cada convidado.
No vídeo da Kéfera, por exemplo, a atriz descobriu que os gatos preferem que os potes de água e alimento estejam distantes uns dos outros e que, embora os alimentos úmidos possam ser usados para aumentar a ingestão hídrica do animal, eles não substituem a água.
Papo de Gato
Outra iniciativa da campanha #MeuGatoNoVet é o podcast “Papo de Gato”, disponível no Spotify. Comandado por Ana Carolina Rocha, o programa trata de maneira bem leve e divertida vários temas relacionados à jornada do tutor com seu gatinho, desde a adoção até o envelhecimento do animal.
Além da apresentadora, o podcast conta com a participação de um médico-veterinário da Royal Canin, especialistas em saúde felina e outros gateiros convidados. A primeira temporada tem 18 episódios, que vão ao ar toda segunda-feira.
Gato também é arte
Fora das redes sociais, a campanha também atua com uma série de iniciativas criativas, como o mural pintado pelo artista Tito Ferrara em um prédio no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo.
A obra retrata a relação de cuidado de uma médica-veterinária com um gato sem raça definida, no qual ambos estão olhando para a cidade e criando uma conexão imediata com quem a admira.
Localizado na Avenida Santo Amaro, a obra impacta por sua magnitude e riqueza de detalhes, gerando reflexões imediatas sobre a causa da campanha #MeuGatoNoVet.
Qualidade verificada e aprovada
A campanha ainda divulga o conceito de clínicas com o selo Cat Friendly Practice (em português “práticas amigáveis aos gatos”) que neste ano ganha o patrocínio da Royal Canin no Brasil, através de uma parceria firmada com a American Association of Feline Practitioners (AAFP) e a International Society for Feline Medicine (ISFM).
O programa, que atualmente tem apenas 27 clínicas certificadas no Brasil, tem o objetivo de mudar a cultura dos profissionais, das clínicas e hospitais veterinários para que compreendam melhor as reais necessidades dos gatos, elevando o cuidado e reduzindo o estresse do animal, de seu tutor e de toda a equipe envolvida em seu atendimento.
“Queremos contribuir levando conhecimento sobre práticas adequadas com felinos durante o atendimento das clínicas e hospitais veterinários brasileiros e, ao mesmo tempo, conscientizar tutores sobre a importância da saúde preventiva dos gatos”, conta Gláucia Gigli, diretora de Marketing da Royal Canin Brasil.
#MeuGatoNoVet no Telegram
Para incentivar ainda mais a ida ao médico-veterinário, a marca também disponibilizou um canal de comunicação direto com os tutores de gatos, através do aplicativo Telegram.
No canal são compartilhados diversos conteúdos interessantes e relevantes sobre a saúde e os cuidados com os felinos. Para acessar o canal, basta clicar no link.
#Cat2Vet
Bom, gateiros, agora que vocês já sabem que os felinos não são tão independentes como imaginavam e que eles também precisam de cuidados e atenção com sua saúde, lembrem-se de dar aquela ligadinha básica para o médico-veterinário e agendar a consulta de rotina do seu bichano.
Para conferir outros conteúdos importantes sobre a saúde dos felinos, acesse o site da campanha #MeuGatoNoVet. Lá você esclarece dúvidas e encontra muitas dicas bacanas de como cuidar do seu gato, inclusive localizando a clínica cat friendly mais próxima de você.