Obra de Renoir inspira campanha sobre desaparecimento de pessoas em SP

Popular obra de Renoir, "Rosa e Azul" é tema de campanha sobre desaparecimento de crianças. Todos os anos, 40 mil casos são registrados no Brasil

Em nova campanha do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), criado pelo Ministério Público de São Paulo, mães dão depoimentos que retratam a dor do desaparecimento de seus filhos

Para chamar a atenção sobre esta realidade, que deixa milhares de vítimas e consequências jamais reparadas, a iniciativa recorre à arte impressionista de Pierre-Auguste Renoir, autor do famoso quadro “Rosa e Azul”, onde uma das meninas é apagada em alusão aos desaparecimentos.

A partir da relação com a obra de Renoir, a campanha reúne depoimentos de mães de crianças desaparecidas onde expressam sua rotina de sofrimento e esperança.


40 mil crianças e adolescentes desaparecem anualmente no Brasil

Inaugurado em 2013, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos surgiu com o objetivo de facilitar a busca de desaparecidos, além de articular políticas públicas que auxiliem as famílias das vítimas.

Apesar dos esforços, o PLID já realizou o cadastro de 7.969 pessoas, das quais 76 foram encontradas: desse total, 46 com vida. Há dois anos, em 2014, o órgão descobriu milhares de pessoas foram enterradas como indigente pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), mesmo portando RG, e, portanto, com condições de serem identificadas.

A revelação levou o Ministério Público de São Paulo a criar um novo serviço de busca: ou pelo Instituto Médico Legal ou SVO.