Campanha pede reforma da recém interditada Biblioteca de Brasília

Usuários reivindicam a renovação da Demonstrativa, que está com seus serviços internos suspensos

Campanha reclama melhorias à Biblioteca interditada

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, localizada em Brasília, foi interditada no dia 6 de maio pela Defesa Civil do Distrito Federal.

Em vista disso, o Avaaz recebeu uma petição destinada à Ministra da Cultura Marta Suplicy pedindo pela reforma do espaço.

Segundo a descrição da campanha, a recente interdição do prédio representa apenas o ponto culminante do descaso sistemático ao qual a Biblioteca tem sido submetida ao longo das últimas décadas.

Dessa forma, solicita-se que todas as providências necessárias à restauração e modernização do prédio e acervo sejam tomadas, incluindo a formulação de uma política contínua de conservação e a prestação de esclarecimentos públicos, com cronograma e previsão exata dos atos que serão adotados.

O laudo de interdição expõe diversas razões para tal medida, como o risco de desabamento do prédio, a possibilidade de contaminação da água e danificação do sistema elétrico. Além destes, também foram citados mais problemas voltados a infraestrutura precária e o risco em que colocam os usuários da Biblioteca, que recebe cerca de mil pessoas por dia.