Campanha transforma desconfortos enfrentados pelas mulheres em menu
A Stella Artois vai investir R$ 10 milhões para promover a equidade de gênero na gastronomia
A desigualdade de gênero também pode estar presente na cozinha do seu restaurante favorito. É o que aponta um estudo realizado por cerveja belga Stella Artois e pela Ipsos, uma das principais empresas de pesquisas de mercado do mundo.
De acordo com a pesquisa, que pela primeira vez traz um olhar aprofundado sobre as mulheres na gastronomia, mais de um terço das entrevistadas já teve suas capacidades questionadas apenas por se identificarem pelo gênero feminino. Além disso, uma em cada duas participantes concorda que a cozinha doméstica ainda é vista pela sociedade como um trabalho das mulheres.
A pesquisa está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do Brasil (Chefs Pencil). Foi essa disparidade que chamou a atenção da marca de cerveja da Ambev, que em parceria com chefs de cozinha de todo o Brasil transformou os desconfortos vividos pelas mulheres na gastronomia em pratos autorais inéditos: o “Uncomfortable Food“.
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O movimento ganhou o endosso das chefs Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral. A união do time deu origem a uma experiência gastronômica onde cada prato cocriado pelas profissionais traz uma reflexão sobre o cenário atual da gastronomia e um convite à mudança.
A ação vai chegar aos restaurantes de diversas partes do Brasil por meio de um circuito gastronômico no qual, durante um mês, cada estabelecimento terá uma data de início de um novo –e limitado– prato “Uncomfortable Food” no menu (saiba mais aqui).
Juntas Na Mesa
O projeto integra a iniciativa Juntas na Mesa, plataforma de transformação social de longo prazo criada pela marca da Ambev para promover a equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino.
“Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Fizemos a pesquisa para conhecer a fundo as dores e desafios dessas mulheres no mercado da gastronomia e vamos atuar para propor uma mudança a essa realidade, principalmente nas frentes de visibilidade, formação e crédito”, afirmou a diretora de marketing de Stella Artois, Mariana Porto.
O projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gênero e no combate a questões como machismo, objetificação da mulher no universo cervejeiro, homofobia e racismo.
https://www.youtube.com/watch?v=uorp5J0_csk&feature=emb_title