Candidato a governador do Piauí diz à jornalista: ‘Quase negra na pele, mas é inteligente’,
Segundo a assessoria, após a sabatina, Silvio Mendes entrou em contato com a jornalista e pediu desculpas pela fala racista
O candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), participava de uma sabatina na TV Meio Norte, na quarta-feira, 21, quando disse, ao vivo, para a jornalista Katya Dangeles, que o entrevistava: “Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente”.
A fala racista aconteceu após a jornalista ter questionado sobre feminicídio e minorias.
Em nota, a assessoria do candidato a governador do Piauí afirmou que ele admira a jornalista e que depois da sabatina, ele ligou para Katya para se desculpar, reconhecendo seu erro.
- Datena diz que ‘natural é sair candidato à Prefeitura de SP pelo MDB’
- Silvio Santos comete racismo ao tirar prêmio de candidata negra
- Bolsonaro diz que vai acabar com o ‘coitadismo’ das minorias
- Foto da jornalista da Folha que irritou Bolsonaro é Fake News
A jornalista preferiu não se manifestar publicamente sobre o ocorrido.
Na sabatina, Katya perguntou se eleito, quais projetos Sílvio Mendes teria a oferecer para mulheres e minorias sociais.
O candidato respondeu: “Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”, disse Silvio Mendes.
A fala de cunho racista causou repercussão negativa nas redes sociais. “Que absurdo!”, “quase negra, mas é uma pessoa inteligente”, “mas é inteligente. misericórdia”, “grande falta de respeito”, “‘você é quase negra na pele!’ O racismo estrutural gritando”, foram alguns dos comentários em resposta ao trecho do vídeo que viralizou na web.
Leia a íntegra da nota da assessoria do candidato:
“Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:
Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”.