Candidato que se declarar negro deverá provar presencialmente

Por: Redação | Comunicar erro

O Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG) publicou no “Diário Oficial da União” nesta terça-feira, dia 2, novas orientações para órgãos do governo com o objetivo de comprovar se os candidatos a concursos que se autodeclaram negros são mesmo negros.

De acordo com a medida, os candidatos terão de provar presencialmente que são negros. A comissão responsável deverá considerar os “aspectos fenotípicos do candidato, os quais serão verificados obrigatoriamente com a presença do candidato”. Os editais dos concursos deverão detalhar os métodos de verificação e informar em que momento será feita a análise.

As novas regras entraram em vigor nesta terça-feira

Está previsto o direito de recurso caso a comissão não concorde com a declaração do candidato. Se a comissão verificar que é falsa, o candidato será eliminado da seleção.

Como a portaria entrou em vigor nesta terça, os concursos em andamento – antes da publicação da homologação do resultado final – deverão retificar seus editais para atender às novas regras.

Cotas

Criada em junho de 2014, a lei º 123990/2014 reserva 20% das vagas nos concursos públicos federais para candidatos negros. A medida tem prazo de validade previsto de dez anos.

De acordo com o texto, no ato de inscrição para a seleção, o candidato que queira concorrer pelo sistema de cotas deve se declarar de cor preta ou parda, segundo quesito usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O candidato que se declarar negro vai concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência e também às cotas. Caso ele seja aprovado dentro do número de vagas para a ampla concorrência, sua vaga não será computada para preencher a reserva das cotas.

Com informações da Folha de S.Paulo

Compartilhe:

Tags: #Concursos
1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …