Candidato a vereador ‘transforma’ número de votos em árvores

Após não ser eleito, o jovem decidiu lançar um projeto para plantar 873 árvores em Colatina (ES)

Por: Heloisa Aun | Comunicar erro

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Marcos Cunha Filho, de 24 anos, se candidatou a vereador de Colatina, no Espírito Santo, neste ano, mas não foi eleito. Com propostas voltadas ao meio ambiente, o jovem decidiu transformar o número de votos que recebeu, 873 no total, em árvores que serão plantadas ao longo de quatro anos.

A ideia surgiu para cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral: reflorestar nascentes, margens dos rios e topos de morros em Colatina, município que sofreu os impactos ambientais do desastre de Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015. Ao Catraca Livre, João contou que já plantou algumas mudas de espécies, como paineira rosa, ipê amarelo e pata de vaca.

As propostas do estudante eram voltadas ao meio ambiente
As propostas do estudante eram voltadas ao meio ambiente

Assim que soube do resultado das eleições, o estudante fez um post no Facebook para explicar o projeto do plantio de árvores, mobilizando muitas pessoas interessadas em ajudar. “Agora, estou em busca de doação de mudas e sementes. Pretendo, com as sementes, criar minhas próprias mudas que serão doadas e também plantadas por mim”, afirma.

Para conseguir plantar as 873 árvores, João quer se unir a professores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) com o objetivo de fazer o mapeamento das nascentes e locais de risco de desmoronamento em Colatina.

“Após feita a análise, pretendo buscar ajuda dos profissionais do Instituto Terra para decidir quais espécies trarão melhor resultado para cada região e saber qual a forma correta de reflorestar as nascentes, processo bem mais complexo do que simplesmente plantar árvores no local”, completa.

O jovem busca apoio de outras pessoas e instituições para colocar o projeto em prática
O jovem busca apoio de outras pessoas e instituições para colocar o projeto em prática

Propostas

João decidiu se candidatar a vereador por estar cansado de ver sempre os mesmos nomes na política municipal de Colatina. “Acredito que a política só se renovará com gente nova e que, de fato, queira contribuir com a sociedade e não com interesses próprios ou de grupos políticos”, ressalta.

Uma de suas propostas durante a campanha era criar “viveiros de mudas” nas escolas, além de adotar o “Escolas Solares”, um programa apoiado pelo Greenpeace que prevê a instalação de placas solares na rede municipal. O candidato também apresentou como projeto a criação de novas leis que incentivem o reflorestamento das nascentes, margens de rios e topos de morros.

Compartilhe:

Autor: Heloisa Aun

Feminista, vegetariana e repórter de Cidadania no Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
Manifesto pela cultura: a visão de Alê Youssef sobre São Paulo
"São Paulo é uma plataforma multicultural, é uma das capitais mundiais da cultura. No momento em que se ataca a …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …