Capixabas fazem caminhada pela paz após 9 dias sem PM

Mulheres e mães de policiais seguem em frente aos batalhões; prefeito de Vitória diz que atividades serão retomadas a partir de amanhã

A vida dos moradores do Espírito Santo começa a voltar à normalidade. Depois de nove dias de paralisação dos policiais, saques, arrastões e 142 homicídios registrados no período, os oficiais estão voltando gradativamente às ruas, assim como os civis, que foram em maior número a praias e restaurantes.

Capixabas vão às ruas pedir paz no Estado
Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Capixabas vão às ruas pedir paz no Estado

Segundo informações da Agência Brasil, 875 PMs estão patrulhando as ruas do Estado neste domingo, dia 12, além do reforço das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança.

Nesta manhã, moradores saíram de casa para participar da Caminhada pela Paz pela orla da praia de Camburi, em Vitória. Levaram balões brancos, cartazes e estavam vestidos de branco.

Luciano Rezende, prefeito de Vitória, também participou do ato pela paz e estimou cerca de 5.000 manifestantes. Segundo ele, o objetivo da caminhada é fazer os cidadãoes voltarem a ocupar os espaços públicos da cidade.

À Agência Brasil ele afirmou que amanhã grande parte das atividades da rede municipal serão retomadas, incluindo as aulas, o atentimento ao público em repartições públicas e em unidades de saúde.

As mães e as mulheres dos PMs continuam acampadas em parte dos batalhões, impedindo a saída das viaturas em protesto por melhores salários. Leia a íntegra da reportagem.

  • O Catraca Livre conversou com 10 moradores do Espírito Santo, e eles compartilharam suas experiências, sensações e aflições nos últimos dias de “confinamento” em suas casas. Confira aqui.