Carnaval 2023: Saiba 5 golpes que estão rolando nos blocos e veja como se proteger
Listamos aqueles golpes que os foliões estão relatando nas redes sociais para você ficar ciente e se proteger ao sair para a folia
Depois de dois anos sem carnaval de rua como conhecemos, além de fantasias criativas, a folia também ficou sujeita a golpes mais criativos e diversas novas modalidades estão sendo vistas nos blocos do Carnaval 2023.
Abaixo listamos aqueles que os foliões estão relatando nas redes sociais e nas delegacias de Polícia para você ficar ciente e se proteger ao sair para a folia.
1 – Golpe da pochete
O acessório é popularmente usado no país inteiro para curtir o carnaval, os blocos, com mais segurança por permitir que o folião fique com seus pertences mais perto do próprio corpo, ajudando assim a evitar furtos. Porém, o golpe da pochete está repaginado. Agora ele é feito em grupos de duas ou três pessoas, de forma ágil e muito rápida. Primeiro um meliante abre a pochete da vítima ao passar por ela no bloco e em seguida, vem os comparsas rapidamente furtando o que tiver dentro do assessório.
- Manual de sobrevivência no Carnaval 2024: dicas essenciais para não cair em golpes nos blocos de rua
- Vai viajar no Carnaval? Fique atento aos golpes mais comuns
- A folia não acabou! Veja dicas brabas pra prolongar seu rolê de pós-Carnaval
- Doria defende policial que deu tiros durante bloco de carnaval
Como se proteger: Para evitar ter a pochete aberta por ladrões, a melhor forma e criar uma trava no ziper, que pode ser feita com elástico de cabelo, além de vestir a pochete com a abertura para dentro. É verdade que desse modo será mais difícil também para o folião acessar seus pertences, mas isso é menos pior do que ter celular, documentos e cartões furtados.
O ideal é deixar na pochete apenas itens de necessidade como lenços umidecidos, um amendoim, alguma comidinha, protetor solar e etc… Celular, dinheiro, cartões e documentos devem ficar dentro de uma doleira por dentro da roupa.
2 – Golpe do abraço
O golpe do abraço é uma variação ainda mais oportunista no carnaval. Se aproveitando do costume carnavalesco de abraçar, beijar e ter contato com estranhos, golpistas estão usando desta premissa para facilitar a aproximação com a vítima. O furto acontece quando o ladrão abraça a vítima e outro aproveita e leva os pertences do folião os pegando por trás.
Carnaval RJ: confira blocos que desfilam no Centro da cidade
Carnaval RJ: confira blocos que desfilam na Zona Norte da cidade
Carnaval RJ: confira blocos que saem na Zona Sul da cidade
Carnaval SP: confira blocos que saem do Centro da cidade
Carnaval SP: confira blocos que saem na Zona Sul da cidade
Carnaval SP: confira blocos que saem na Zona Oeste da cidade
3 – Golpe do beijo na boca
Mais oportunista que o golpe do abraço, o golpe do beijo vai além porque o folião beija seu mal feitor. O golpe consiste em o ladrão flertar com a vítima, conquistá-la, e ao beijá-la, ele aproveita para furtar o celular dela.
4 – Golpe da maquininha
O golpe da maquininha é ardiloso. O ladrão encosta uma máquina de cartão perto dos bolsos, bolsas, pochetes das vítimas e tenta aprovar o pagamento de um determinado valor pelo meio da aproximação.
Como se proteger? Se seu cartão tiver habilitado para pagamento por aproximação, coloque obrigatoriedade de digitar a senha para concluir qualquer pagamento.
5 – Golpe do spray de pimenta
O limite não existe. A modalidade mais recente dos golpes no carnaval de rua, nos blocos é o uso de spray de pimenta. A agressividade do método espanta. Os ladrões jogam spray de pimenta no meio do bloco para deixar as vítimas vulneráveis cobrindo olhos, nariz e boca enquanto eles praticam os furtos.
Como se proteger: Ao perceber qualquer sinal de ardência nos olhos, saia do local imediatamente, o mais Se perceber uma sensação repentina de ardência nos olhos, tente sair o mais rápido possível do local e evite deixar itens de valor vulneráveis.