A carta de um ex-morador afônico sobre o desastre em Mariana

O ex-morador de Bento Rodrigues, Genival Pascoal, relata como era sua vida antes do rompimento da barragem de Fundão; assista ao vídeo

Por: Heloisa Aun | Comunicar erro
Tags: #desastre

Genival Pascoal, de 37 anos, chegou à praça central de Mariana, em Minas Gerais, com uma mochila nas costas e um caderno de capa dura verde em mãos. Há alguns anos, o ex-morador de Bento Rodrigues tem afonia, que corresponde à perda total e temporária da voz, e, por isso, se comunica por meio da escrita até finalizar o tratamento.

Nascido e criado no distrito, Genival viu a avalanche de lama chegar a Bento Rodrigues no dia 5 de novembro de 2015. O desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, levou casas, memórias e vidas de muitas pessoas. Hoje, um ano depois do ocorrido, o que resta na região são os destroços das construções e objetos das famílias, tudo encoberto pela cor marrom.

Genival tem afonia, que é a perda total da voz, e se comunica pela escrita
Genival tem afonia, que é a perda total da voz, e se comunica pela escrita

Ao ser questionado sobre como era sua vida antes e depois do desastre, Genival respondeu em forma de um depoimento emocionante nas folhas de seu caderno.

Compartilhe:

Autor: Heloisa Aun

Feminista, vegetariana e repórter de Cidadania no Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

1 / 8
1
54s
Desembargador do TRF2 manda soltar ex-presidente Michel Temer
O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2 ), determinou nesta segunda-feira, 25, a soltura do …
2
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
3
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
4
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
5
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
6
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
7
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
8
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …