Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em São Paulo
São Paulo deixa de emitir RGs, adotando a CIN, que usa o CPF como identificador único
A partir do dia 1º de julho, São Paulo passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), usando o número do CPF como identificador único para aumentar a segurança e reduzir fraudes. A CIN vem com um QR Code que pode ser escaneado por smartphones para verificar a autenticidade do documento e conferir se ele foi furtado ou extraviado.
A versão digital do documento estará disponível no aplicativo GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
A emissão do novo documento será realizada nos postos do Poupatempo e nas unidades administradas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), ligado à Polícia Civil. Para facilitar o agendamento, o serviço estará disponível através de vários canais: app Poupatempo SP.GOV.BR, portal, totens de autoatendimento e WhatsApp.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Para obter a CIN, é necessário agendar um horário pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens ou WhatsApp no número (11) 95220-2974.
No dia marcado, o cidadão deve levar um documento com CPF e a Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples). A primeira via da CIN será gratuita.
Embora a nova Carteira de Identidade Nacional comece a ser emitida, o RG atual permanece válido e continuará sendo aceito até 28 de fevereiro de 2032. Durante este período inicial, o RG ainda será emitido normalmente.
Além dos cidadãos, dependentes também poderão agendar a emissão do novo documento, inicialmente pelo portal e totens do Poupatempo, com expansão para o app até o fim da semana. Não será mais necessário ter conta GOV.BR nos níveis prata ou ouro; uma conta básica será suficiente.
Futuro da Identidade no Brasil
Conforme a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a partir de 2032, a Carteira de Identidade Nacional será o único documento válido nacionalmente. Até essa data, os paulistas terão tempo para realizar a transição do RG para a CIN sem pressa.
Com essas mudanças, São Paulo busca modernizar o sistema de identificação, proporcionando mais segurança e praticidade para seus cidadãos.
Para mais informações e agendamentos, acesse o portal do Poupatempo ou utilize os demais canais disponibilizados.