Cartilha ensina internautas a detectar fake news e evitar desinformação

"Boatos" traz valiosas orientações para os internautas

28/07/2024 13:13

Recentemente lançada, a cartilha gratuita “Boatos”, desenvolvida pela Central de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) em conjunto com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), traz valiosas orientações para os internautas sobre como identificar fake news na internet.

A principal meta é ajudar a evitar a disseminação de desinformação, fraudes e manipulação de opiniões.

Hands holding mobile phone on blurred night city as background
Hands holding mobile phone on blurred night city as background - B4LLS/iStock

A cartilha destaca que o uso do bom senso é primordial. Os internautas devem ficar atentos a características típicas de boatos, como títulos sensacionalistas, alarmistas ou apelativos.

Desconfie de notícias sem fontes citadas

Se a fonte estiver mencionada, verifique a autenticidade da conta ou site, questione a credibilidade da fonte, leia a notícia diretamente da origem e procure comunicados que confirmem ou desmintam a informação.

De acordo com a cartilha, um passo essencial na identificação de boatos é localizar a fonte original da notícia, identificando o autor e onde foi publicada. Essa investigação permitirá avaliar se a pessoa ou organização realmente divulgou o fato e se tem credibilidade sobre o tema.

CERT.br e NIC.br

Fight fake news and ignorance, education,learning,knowledge,back to school,media literacy concept with slackline and stacks of books, free copy space
Fight fake news and ignorance, education,learning,knowledge,back to school,media literacy concept with slackline and stacks of books, free copy space - thomas-bethge/iStock

A Central de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) são organizações dedicadas a melhorar a segurança da informação e a qualidade da internet no Brasil.

Elas atuam em várias frentes, incluindo a produção de materiais educativos como a cartilha “Boatos”, para orientar o público e promover um ambiente digital mais seguro e confiável.

Para baixar a cartilha, clique aqui.

*Com informações da Agência Brasil.