Cartilha gratuita traz orientações contra ameaças virtuais
A publicação destaca a importância de antivírus, atualizações de sistemas e cautela ao interagir com links e anexos
O CERT.br, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), produziu uma cartilha com o intuito de auxiliar a população na defesa contra códigos maliciosos encontrados na web. O material é gratuito e está disponível para download no site da instituição.
A publicação traz ênfase na relevância de medidas preventivas, como a utilização de antivírus e a constante atualização de sistemas e aplicativo e cautela ao interagir com links e anexos.
- Entenda os sintomas e exames para diagnóstico do câncer de intestino
- Esta é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D
- Transformando ansiedade em serenidade: 4 métodos criativos para reduzir o estresse
- Brasil tem 2 cidades em lista de destinos imperdíveis para 2025
A cartilha também incentiva os usuários a agir prontamente com o auxílio do antivírus instalado no dispositivo.
Além disso, oferece orientações cruciais sobre a importância de evitar o clique indiscriminado em links recebidos e de ter cautela ao lidar com anexos.
O manual oferece diretrizes para situações em que a remoção do malware não seja possível ou em que os sintomas persistam.
Códigos Maliciosos
Segundo a publicação, os códigos maliciosos (malware) são usados como intermediários para prática de golpes, realização de ataques e envio de spam. Conhecê-los melhor permite identificar comportamentos estranhos, estimar o tipo de dano e como atuar, pois alguns furtam dados, outros cifram seus dispositivos e outros podem ser usados para fraudes.