Cartunista sofre ameaças da Igreja Universal após ser acusado de intolerância religiosa

Acusado por intolerância religiosa, cartunista foi obrigado a apagar charge que questionava Igreja Universal do Reino de Deus

Por: Redação

No dia 7 de janeiro deste ano, a redação da revista francesa Charlie Hebdo foi invadida por homens armados em um atentado que resultou na morte de 12 pessoas; entre eles, alguns dos mais importantes cartunistas das últimas décadas como o chargista tunisiano Georges Wolinski.

No Brasil, país onde diferentes credos e opiniões distintas convivem entre si, um episódio envolvendo a Igreja Universal e o cartunista Vitor Teixeira retomou o debate sobre a liberdade de expressão.

A polêmica foi criada por conta de uma charge assinada pelo artista, que trazia uma ilustração onde um representante do projeto gladiadores do altar (criado pela igreja para “orientação e formação de jovens vocacionados para a propagação da Fé Cristã) mata uma mãe de santo com uma espada.

Dias depois, A IURD solicitou ao Facebook a retirada do ar da página de Teixeira, sob ameaça de levar o caso à Justiça. Na última semana, o ilustrador recebeu uma notificação, também enviada ao departamento jurídico do Facebook.

A notificação extrajudicial chegou a Teixeira por e-mail, na semana passada. O documento, assinado pelo jurídico da igreja, diz que “a propagação da intolerância religiosa feita pelo ‘cartunista’ precisa ser cessada de forma imediata, de forma que o provedor Notificado deve retirar de imediato a página do ar, sob pena de dano irreparável ou de difícil reparação”.

Em sua página no Facebook, Teixeira decidiu trazer à tona a ameaça de processo ao reproduzir a notificação:

Compartilhe:

1
Tá na Régua: Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam “volta” do AI-5
A Catraca Livre e o rappper V.A.L.E, do grupo MR-13, colaram no Festival Sons da Rua, que rolou em outubro …
2
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
3
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
4
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
5
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
6
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
7
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
8
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …