Casa das Rosas traz conversa com poetas cabo-verdianos
Autores detalham a estrutura poética de seus trabalhos
A força lírica dos poetas cabo-verdianos, Corsino Fortes e Filinto Elísio, chega à Casa das Rosas nesta terça, 20, às 20h, com entrada Catraca Livre.
O bate-papo “A poesia de Cabo Verde para o mundo: encontro com Corsino Fortes e Filinto Elísio” discute as obras “A Cabeça Calva de Deus”, de Filinto Elísio “Li cores & ad vinhos” e “Me_xendo no baú. Vasculhando o U” de Cortino Fortes.
A obra de Fortes aborda questões do eu coletivo e a métrica oral cabo-verdiana. A lírica de Elísio traz inspirações em verso e prosa, sobre os novos traços do cotidiano cabo-verdiano.
- O dia em que um jogador pagou uma rodada de cerveja para os torcedores do Borussia Dortmund
- Atividade para fazer todo dia e reduzir o risco de depressão, segundo estudo
- Descubra Caldas Novas (GO): guia de 5 dias para relaxar
- Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, abre celebração dos 45 anos do Shopping Metrópole
Sobre os autores
Corsino Fortes (Corsino António Fortes)
Nasceu em 1933, no Mindelo, Cabo Verde. Juiz de Direito, foi ministro e secretário de Estado, além de embaixador em diversos países. Jurado constante do Prêmio Camões e representante de Cabo Verde na comissão para o novo acordo ortográfico, colabora em vários periódicos, como Claridade, Cabo Verde e África. Poeta traduzido para várias línguas, é autor dos três livros que compõem a edição A cabeça calva de Deus: Pão & fonema, Árvore & tambor, Pedras de sol & substância.
Filinto Elísio (Filinto Elísio de Aguiar Correia e Silva)
Nasceu em 1961, na cidade da Praia, Cabo Verde. Licenciado em Biblioteconomia no Brasil, viveu e foi professor nos Estados Unidos. Tem papel importante na coordenação de vários movimentos culturais, como o movimento Pró-Cultura. Poeta e ficcionista, tem colaborado na imprensa em folhas de arte e letras, como Sopinha de Alfabeto, Voz di Letra e no jornal A Nação. Atualmente, é assessor cultural do primeiro-ministro de Cabo Verde. Dentre os livros publicados, destacam-se os mais recentes: Li Cores & Ad Vinhos, Outros sais na beira-mar, Me_xendo no baú. Vasculhando o U.