Casal de abutres machos adota filhote abandonado na Holanda
Ovo foi abandonado por fêmea da mesma espécie e funcionários do zoológico deram-no ao casal
Em um zoológico de Amsterdã, na Holanda, um casal de abutres machos chocou um ovo que foi abandonado e adotou o filhote depois do nascimento. A questão levanta o debate sobre a homossexualidade no mundo animal.
Os funcionários contaram que os dois abutres já estavam juntos havia alguns anos e que tinham um ninho feito por eles. Os responsáveis pelo local decidiram, então, doar ao casal um ovo que foi abandonado por uma fêmea da mesma espécie.
Segundo Helena Truksa, bióloga especialista em comportamento animal entrevistada pela reportagem da “Folha de S.Paulo”, a união e a cópula entre animais do mesmo sexo é algo comum em muitas espécies. Cientificamente, diz ela, é impossível afirmar que todas as espécies sejam apenas heterossexuais.
“O que se observa de forma mais comum é um amplo registro de bissexualidade, que é mantido ao logo das gerações e da evolução das espécies”, contou a bióloga. O comportamento é considerado vantajoso para os animais porque ajuda na adaptação e na sobrevivência.
No mundo animal, a homossexualidade surge por mecanismos hormonais, genéticos, neurobiológicos e até emocionais. “Muito provavelmente há uma formação de vínculo baseada no afeto. Você vê isso ocorrendo em animais socialmente complexos como os elefantes, por exemplo”, explicou a biológa.
- Veja também: