Casal de abutres machos adota filhote abandonado na Holanda

Ovo foi abandonado por fêmea da mesma espécie e funcionários do zoológico deram-no ao casal

Em um zoológico de Amsterdã, na Holanda, um casal de abutres machos chocou um ovo que foi abandonado e adotou o filhote depois do nascimento. A questão levanta o debate sobre a homossexualidade no mundo animal.

Os funcionários contaram que os dois abutres já estavam juntos havia alguns anos e que tinham um ninho feito por eles. Os responsáveis pelo local decidiram, então, doar ao casal um ovo que foi abandonado por uma fêmea da mesma espécie.

A questão abriu debate sobre a homossexualidade no mundo animal

Segundo Helena Truksa, bióloga especialista em comportamento animal entrevistada pela reportagem da “Folha de S.Paulo”, a união e a cópula entre animais do mesmo sexo é algo comum em muitas espécies. Cientificamente, diz ela, é impossível afirmar que todas as espécies sejam apenas heterossexuais.

“O que se observa de forma mais comum é um amplo registro de bissexualidade, que é mantido ao logo das gerações e da evolução das espécies”, contou a bióloga. O comportamento é considerado vantajoso para os animais porque ajuda na adaptação e na sobrevivência.

No mundo animal, a homossexualidade surge por mecanismos hormonais, genéticos, neurobiológicos e até emocionais. “Muito provavelmente há uma formação de vínculo baseada no afeto. Você vê isso ocorrendo em animais socialmente complexos como os elefantes, por exemplo”, explicou a biológa.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Veja também: