Casal gay é açoitado com 80 chibatadas em público na Indonésia
O caso aconteceu na província de Aceh, região onde vigora a lei da Sharia
Um casal gay de 20 e 23 anos foi açoitado com 80 chibatadas cada um, em praça pública, como forma de punição por terem sido denunciados praticando sexo gay na província de Aceh, na Indonésia.
A cena, considerada um espetáculo pelos moradores locais, foi assistida por cerca de mil pessoas, que gritavam pedindo para as autoridades “açoitá-los com mais força”.
Embora a Indonésia não considere a homossexualidade crime, o governo de Aceh, um território indonésio especial localizado na ilha de Sumatra, regido pela lei da Sharia, costuma punir pessoas pegas ou denunciadas praticando relações homoafetivas com flagelação em público.
- Ativistas comentam caso dos transplantes no Rio de Janeiro: “Inadmissível; o impacto desse incidente é significativo!”
- Racismo ambiental: você sabe o que é?
- Professora é investigada após exibir filme com personagem gay
- Luara Oliveira e as Comadres convida o público para o pré-save de “Xango é Meu Rei”
No total, cerca de 15 pessoas foram capturadas e punidas pelo “comportamento inadequado”, que viola as leis da região, sendo que o casal foi punido por manter relação homoerótica e recebeu a maior quantidade de chibatadas, enquanto os demais, incluindo mulheres, foram açoitados por “comportamento adúltero” ou por ingerirem bebida alcoólica.
Essa não é a primeira vez que o governo de Aceh pune pessoas LGBTs em público com as chibatadas. Já há alguns anos, a região tem sido notícia na imprensa internacional por sua postura intransigente à diversidade sexual e por não respeitar a identidade de gêneros de pessoas trans.
A repetição dos atos fez com que a entidade Human Rights Watch emitisse uma nota pública de repúdio contra a prática, fato que levou o governo local a se comprometer em pôr um fim a esse tipo de punição, mas, pelo visto, ela continua ativa.