Catarse traz nova forma de conhecer e acompanhar os políticos para as eleições de 2014

Objetivo é criar ferramenta que reúna informações do Tribunal Superior Eleitoral, sites de dados abertos e redes sociais, aproximando população e governantes

As manifestações de Junho de 2013 levaram aproximadamente 2 milhões de pessoas às ruas e mostraram que o brasileiro se importa com o que acontece a sua volta e quer mudanças. Porém, um ano depois, as expectativas da população não foram atendidas como era esperado e essa tensão acaba sendo direcionada para outras questões, como a Copa do Mundo.

Uma iniciativa que surgiu em Campinas, no estado de São Paulo, acredita que o momento de resolver a situação do Brasil é nas eleições. Para eles, um relacionamento mais próximo entre governantes e a população é essencial para que o voto seja consciente e essa sociedade se sinta representada.

É com esse objetivo que o projeto, chamado Votar Acordado, surgiu. Nele, as pessoas poderão conhecer os candidatos e escolher quais querem acompanhar para, a partir de então, receberem periodicamente informações sobre suas atuações, via email ou website. O resultado disso é uma comunicação que se dá não apenas no momento das eleições, mas sim ao longo dos mandatos.

A ferramenta, que será gratuita, conta financiamento coletivo para sua viabilização, de forma que ela aconteça sem qualquer viés partidário. Para isso, seus idealizadores estão convidando as pessoas a contribuírem. “A melhor maneira de conseguir com que a população vote de forma consciente é criando ferramentas para tal. Com as tecnologias de hoje isso já é possível, mas precisamos de apoio.”, diz Emanuel Piza.

A campanha pode ser encontrada aqui e as pessoas podem doar a partir de R$10. O objetivo é que a plataforma esteja no ar antes de outubro, quando acontecem as eleições estaduais e federais.