CCJ comemora 4 anos este mês com programação especial

Neste mês, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) faz aniversário e monta uma programação mais que especial para comemorar os quatros anos de existência e sucesso do espaço. Diferente de outros centros de cultura, o CCJ surgiu com a finalidade de concentrar suas ações culturais  nos jovens. Para isso, construiu um ambiente multicultural dedicado à formação, difusão e produção da cultura jovem e da cultura para a juventude.
______________

Dentre a programação de aniversário, ganha destaque a Hqteca
inaugurada dia 20 de março

______________

Equipado com Anfiteatro, Teatro de Arena, Biblioteca, Internet Livre, Laboratórios de Pesquisa e de Línguas, Ateliê, Estúdio de Gravação de Áudio, Ilhas de Edição de Vídeo, Laboratório para Produção Digital e salas para Palestras e Reuniões Diversas, além de amplo Projeto Paisagístico, o CCJ conta com uma programação cultural diversa que reúne teatro, dança, cinema, vídeo, literatura, música e artes gráficas.

Para conseguir organizar a vasta programação do CCJ, o Diretor de Programação do CCJ, Tiago Saraiva, explica que há uma equipe de Gestores Culturais que se dedicam a isso. “Tendo em vista as mais diversas demandas juvenis, um dos Núcleos de Gestão do CCJ é

divulgação
Entrada do CCJ

chamado de Redes Sociais, dedicado, entre outras coisas, à identificação de tais demandas (e esta é somente uma das formas que temos de mapear tais demandas). Mas existem ainda outras formas dos jovens participarem da Programação do CCJ, como, por exemplo, via parcerias, formando Núcleos de interesses específicos, ou mesmo agendando um espaço ou um equipamento.”

São mais de nove mil visitantes por mês e em quatro anos de existência, o CCJ, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, já cresceu de diversas maneiras. “O espaço físico do CCJ está em constante aperfeiçoamento. A Programação, ano a ano, ganha maior coerência e eficiência no sentido de atender ao máximo as demandas da juventude,” conta.

Quanto às mudanças sentidas em relação a comunidade local não há uma avaliação, mas Tiago Saraiva diz que, independentemente disso, os jovens produtores e consumidores das mais diversas formas da expressão cultural possuem hoje um grande aliado, um espaço livre e gratuito de apreciação e produção e de acesso às novas ferramentas. Uma salva de palmas para eles.

Confira alguns destaques da programação:

CCJ comemora aniversário com apresentação do Circo Zanni
Programação especial do CCJ em março traz Anelis Assumpção

Sexta Sonora apresenta Macaco Bong no CCJ
Bruno Morais se apresenta no Sexta Sonora no CCJ
Sexta sonora apresenta Ultra no CCJ
Ao vivo no CCJ apresenta Nação Zumbi
Palestra “Públicas: Qual Deus?” no CCJ
“Cindi Hip Hop: Pequena Ópera Rap” no CCJ

Programação completa no site do CCJ.