Centro comunitário sustentável é construído com materiais que iriam para o lixo
Texto por Camila Palmiere da Silva, aluna do Centro Universitário Senac
O lixo que nós descartamos pode ser reaproveitado de várias maneiras. Isso foi o que os habitantes do Malawi fizeram; deram uma nova utilidade para o que poderia ser descartado, usando o lixo para construir um centro comunitário sustentável no país.
O Centro Comunitário Kapita Earthship, como foi batizado, prestará serviços básicos à população carente da região de Mzimba e contará com estufas de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis para captação de energia solar e promete oferecer água, energia, alimentos e outros recursos à população da região. O projeto contém até mesmo uma escola e um posto médico, que devem melhorar a qualidade de vida dos habitantes do local. No local, serão atendidas ao todo 38 comunidades.
Imagem via Hypeness
- 5 atrativos para conhecer na região portuguesa do Alentejo
- Cenário de novela: roteiro de 7 dias para desbravar Ilhéus (BA)
- Racismo ambiental: você sabe o que é?
- Prefeitura de Afuá abre concurso para agente comunitário de saúde
Parte das obras está sendo viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, porém, ainda é necessário arrecadar U$ 60.000 (cerca de R$ 160.000) em doações, além de reunir 40 voluntários para trabalhar no local, a fim de que a construção seja finalizada. O espaço está sendo projetado em formato de flor e conta com a participação da população na construção, fazendo com que o envolvimento do povo se dê desde o início do projeto.