Centro Paula Souza lança ebook gratuito para combater a pobreza menstrual

Ebook é lançado para destacar histórias inspiradoras e promover transparência nas ações do Programa Dignidade Íntima

As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), lançaram um ebook gratuito para mostrar à comunidade acadêmica boas práticas de implementação e manutenção do Programa Dignidade Íntima, voltado ao combate à pobreza menstrual.

A publicação traz histórias inspiradoras de estudantes que já foram beneficiadas pela iniciativa, além de um glossário com informações sobre o tema. O objetivo é colaborar com uma comunicação cada vez mais transparente e eficaz com os estudantes.

CPS: Etecs e Fatecs lançam ebook para combater a pobreza menstrual
Créditos: CPS/Divulgação
CPS: Etecs e Fatecs lançam ebook para combater a pobreza menstrual

O Programa Dignidade Íntima foi criado pela lei 17.525, de 23 de março de 2022. Entre os objetivos da legislação estão promover a saúde e o bem-estar das alunas, prevenir o absenteísmo e a evasão escolar e evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento estudantil por motivos relacionados à pobreza menstrual.

A lei prevê a compra de absorventes, coletores menstruais, lenços umedecidos e saquinhos para descarte dos absorventes a serem disponibilizados nas Etecs e Fatecs. No Centro Paula Souza (CPS), a iniciativa foi lançada em 7 de junho de 2022.

Baixe o ebook aqui.

Centro Paula Souza (CPS)

Sede do Centro Paula Souza no bairro Santa Ifigênia
Créditos: Gastão Guedes /CPS
Sede do Centro Paula Souza no bairro Santa Ifigênia

O Centro Paula Souza (CPS) é a autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pela administração das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), além das classes descentralizadas, em cerca de 360 municípios.

Atualmente, as Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio, enquanto o número de matriculados nas Fatecs nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. A instituição também oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).